Image Caption

Educação Fundamental 1

As lembranças que guardamos de nossa infância estão relacionadas, principalmente, a este período que passamos no fundamental 1, dos 6 aos 10 anos. Psicologicamente, a criança vai tomando mais consciência de si e dos outros; moralmente, vai internalizando as regras sociais; socialmente, passa a dar muita importância aos amigos e procura se integrar ao grupo a que pertence; intelectualmente, vai se tornando capaz de abstrair conceitos a partir de sua experiência com o concreto; fisicamente, passa por mudanças drásticas que vão da infância à pré-puberdade; a curiosidade e a sede de aprender continuam como na primeira infância; Nesta fase o objetivo principal é a alfabetização que se inicia com o reconhecimento das letras, sílabas e palavras e vai até a compreensão e interpretação dos diversos tipos de texto.

Diante deste quadro de mudanças e memórias para a vida adulta, o esforço da escola deve ser o de criar um ambiente próprio, com profissionais preparados e todo o estímulo necessário para que a criança leve para a próxima etapa experiências agradáveis com o processo de aprendizagem, fortes valores cristãos e uma capacidade de leitura lógica aliada a um raciocínio matemático adequado para sua idade. A fim de atender às necessidades destes jovenzinhos, o Colégio se utiliza de um material didático próprio, escrito com base na metodologia ACRESCER, dispõe de um espaço apropriado ao aprendizado e dinamiza suas aulas através de projetos estimulantes.

Além das disciplinas tradicionais o Colégio oferece aulas de:

Jogos: estudos científicos comprovam a importância dos jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, diante disso, os alunos têm oportunidade de treinar seus cérebros em jogos de tabuleiro, cuidadosamente escolhidos, sob orientação profissional.

Música: momento de aprender canções, escrita musical e percepção auditiva. Através desta arte, são trabalhados o processamento auditivo, a capacidade de atenção, a criatividade e a sensibilidade

Laboratório de Ciências: os conceitos teóricos aprendidos em sala são reforçados na prática de laboratório em um ambiente preparado nas normas de segurança exigidas para que os estudantes só aproveitem o melhor deste momento na semana.

Artes: a coordenação motora fina e a criatividade se desenvolvem ao mesmo tempo em que os conteúdos programáticos das outras disciplinas são retomados nos trabalhos de artesanato desta sala.

Dança: Os movimentos rítmicos acompanhando a melodia musical desenvolvem áreas diversas como a coordenação motora, a memória, a sensibilidade, a imaginação e a criatividade, além de ser uma atividade prazerosa e descontraída.